Anúncios


quarta-feira, 3 de junho de 2009

Agência Brasil - Empregados da Embrapa entram em greve por alterações no adicional de insalubridade - Jurisprudência

 
2 de Junho de 2009 - 13h18 - Última modificação em 2 de Junho de 2009 - 13h32


Empregados da Embrapa entram em greve por alterações no adicional de insalubridade

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entraram hoje (2) em greve nacional. De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), a paralisação é consequência da mudança no cálculo do adicional de insalubridade, que desde o ano passado é feito conforme o salário da categoria e não pelo salário mínimo.

Para o sindicato, o cálculo do benefício sobre o salário mínimo contraria a Súmula Vinculante nº 4 do Supremo Tribunal Federal (STF), adotada como jurisprudência trabalhista. De acordo com o presidente do Sinpaf, Walter Endres, há 40 dias os trabalhadores apresentaram a pauta de reivindicações, mas não houve acordo”. Ele estima que a greve paralisa as atividades em 36 dos 39 centros de pesquisa da empresa, além de 80% dos trabalhadores (de um total de 8.484 empregados).

Em nota, a Embrapa considera a greve precipitada. Segundo a empresa, as cláusulas econômicas não foram discutidas, e o acordo coletivo ainda está em negociação.



Edição: Talita Cavalcante  


Agência Brasil - Empregados da Embrapa entram em greve por alterações no adicional de insalubridade - Jurisprudência

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário