Anúncios


segunda-feira, 11 de maio de 2009

JURID - Vinculação do licenciamento a prévio pagamento de multas. [11/05/09] - Jurisprudência


Mandado de Segurança. Vinculação do licenciamento a prévio pagamento de multas. Inadmissibilidade. Segurança concedida.

Tribunal de Justiça de Mato Grosso - TJMT.

QUINTA CÂMARA CÍVEL

APELAÇÃO Nº 134655/2008 - CLASSE CNJ - 198 - COMARCA CAPITAL

APELANTE: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE MATO GROSSO - DETRAN/MT

APELADO: JOSE SWAMI RODRIGUES

Número do Protocolo: 134655/2008

Data de Julgamento: 1º-4-2009

EMENTA

MANDADO DE SEGURANÇA - VINCULAÇÃO DO LICENCIAMENTO A PRÉVIO PAGAMENTO DE MULTAS - INADMISSIBILIDADE - SEGURANÇA CONCEDIDA.

É inadmissível a vinculação de licenciamento de veículo ao pagamento de multas, quando estas não seguirem o procedimento legal de imposição, ferindo garantia constitucional.

APELANTE: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE MATO GROSSO - DETRAN/MT

APELADO: JOSE SWAMI RODRIGUES

R E L A T Ó R I O

EXMO. SR. DES. CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA

Egrégia Câmara:

Trata-se de recurso de apelação interposta frente a sentença que concedeu a segurança impetrada por José Swami Rodrigues contra ato do Presidente do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-MT, a qual confirmou a liminar que ordenou a autoridade coatora a licenciar o veículo independentemente do recolhimento das multas.

Aduz no recurso, em preliminar, a impossibilidade jurídica do pedido quanto a nulidade da multa pela via do mandamus. No mérito diz que o apelado foi regularmente notificado da infração e, portanto, prevalece a regra que impõe a obrigação de pagar a multa para proceder ao licenciamento.

Não foi apresentada contra-razões.

Não há parecer ministerial.

É o relatório.

V O T O

EXMO. SR. DES. CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA (RELATOR)

Egrégia Câmara:

Preliminarmente argúi no apelo a inadequação da via eleita para a análise da questão posta ao crivo do Poder Judiciário.

Deixo de conhecer da referida preliminar, posto que a mesma se refere a impossibilidade de declarar a nulidade das multas pela via do mandamus, porém, sequer tal matéria foi suscitada na exordial e muito menos objeto da r. sentença.

Quanto ao mérito, versa o recurso sobre matéria que, com a devida vênia, se faz corriqueira neste sodalício, vez que inúmeros mandamus já foram decididos no mesmo sentido.

A sentença reexaminada determinou unicamente a autoridade coatora que procedesse ao licenciamento do veículo independentemente do recolhimento de multas por entender que a cobrança deve ser procedida pelos meios próprios e não no molde ilegítimo como apresentado.

Este Sodalício já apreciou ações idênticas e uniformemente os julgamentos ocorrem, estando consolidado que é ilegal, inconstitucional e arbitrário condicionar tal ato ao prévio pagamento das multas pendentes, posto que essa medida caracteriza abuso de poder com violação aos princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal, além de subtrair das partes o direito subjetivo público de ter a questão examinada por um dos órgãos do Poder Judiciário.

A mera previsão legal de expedição de notificação, com a possibilidade de defesa, não obsta ao prejudicado esse direito, mesmo porque fere o princípio constitucional da ampla acessibilidade ao poder Judiciário, previsto no inciso XXXV, do art. 5º da Constituição Federal.

Pelo exposto, em consonância com o parecer ministerial, conheço do recurso e lhe NEGO PROVIMENTO.

É como voto.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos os autos em epígrafe, a QUINTA CÂMARA CÍVEL do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, sob a Presidência do DES. CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA, por meio da Câmara Julgadora, composta pelo DES. CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA (Relator), DR. JOSÉ M. BIANCHINI FERNANDES (Revisor convocado) e DR. JOÃO FERREIRA FILHO (Vogal convocado), proferiu a seguinte decisão: PRELIMINAR REJEITADA. APELO IMPROVIDO.

DECISÃO UNÂNIME.

Cuiabá, 01 de abril de 2009.

DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO ALVES DA ROCHA - PRESIDENTE DA QUINTA CÂMARA CÍVEL EM SUBSTITUIÇÃO LEGAL E RELATOR




JURID - Vinculação do licenciamento a prévio pagamento de multas. [11/05/09] - Jurisprudência

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário